Wednesday, January 30, 2013

Leonardo Ravenhill: Sobre o fervor espiritual

"Irmão, nós poderíamos ter a metade da capacidade intelectual que possuímos se fôssemos duas vezes mais espirituais." - Leonardo Ravenhill, Por que tarda o pleno avivamento?

Sunday, January 27, 2013

Mensagem em áudio

Mensagem: As asas de Deus e as casualidades da vida
Texto base: Rute 2.8-12
Pregador:  Pra. Gisele Natal
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  27/01/2013 domingo

Monday, January 14, 2013

Mensagem em áudio


Mensagem: As virtudes nas mudanças
Texto base: Jeremias 29.11-16
Pregador:  Pr. Roberto Vieira
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  13/01/2013 domingo

Sunday, January 13, 2013

Os dons e nossa responsabilidade

Neste domingo 13/01/13 estudamos em nossa Escola Dominical o capítulo 4 do livro de 1a Timóteo. Um texto muito atual, onde Paulo mentoreia o jovem Timóteo a liderar a importante igreja de Éfeso na Ásia Menor.

Uma lição relevante que extraímos e que tem aplicação direta para nossa vida é acerca dos dons. Os seguintes fatos abaixo são de extrema importância:
  • Os dons são irrevogáveis. Deus nos dá, e não nos tira em nenhum momento. Mesmo que os deixemos de lado, eles estarão sempre conosco. Rm. 11.29
  • Eles têm uma utilidade e propósito específico. Não são dados de forma aleatória e despretensiosa. O objetivo maior é a edificação do Reino de Deus. I Co. 12.7
  • Somos responsáveis pelo uso (ou não uso) de nossos dons. Prestaremos conta do que fizemos com eles. Mateus 25.14-30

Friday, January 11, 2013

Escola Bíblica Dominical

É com grande prazer que informamos o início da Escola Bíblica Dominical em 2013 neste próximo domingo 13/01/2013 às 09:30 da manhã.

Para viver a vida cristã, é condição fundamental que o cristão tenha uma relação contínua e sistemática com a Palavra de Deus. Só vive uma vida rasa quem não coloca a Bíblia e seu estudo no topo das prioridades.
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2.15
Por isso, venha aprender conosco a manejar bem a Palavra da Verdade. Todos estão convidados para participar desta tão importante escola.

Nosso endereço é Av. Pres. Kennedy, 1715, Vila Guaíra, Curitiba, Paraná.

Monday, January 7, 2013

Mensagem em áudio

Mensagem: 3 aspectos da jornada da fé
Texto base: Hebreus 11.8-19
Pregador:  Pra. Gisele Natal
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  06/01/2013 domingo

Friday, January 4, 2013

Devocional: O Temor do Senhor

A Bíblia nos fala extensivamente sobre o termo "O Temor do Senhor". Mais do que ter medo de Deus, este termo refere-se a atitude de andar em respeito e consideração, percebendo o Eterno como o Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra, Justo Juiz.

A Bíblia condena severamente o medo, sendo que inclusive há centenas de citações do termo "Não Temas". Alguns dizem que há 366 aparições deste termo na Bíblia, valendo-se um para cada dia do ano, inclusive contemplando aquele dia extra do ano bissexto. Ela também diz que o amor lança fora o medo:

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4.18
 Mas o Temor do Senhor implica numa atitude reverente diante de Deus. Significa ter a consciência que cada ato seu é uma atitude de gratidão ou ofensa a Deus.

Pessoas que andam em Temor a Deus não pecam de forma prazerosa. Já ouvi dizer que o "pecado é bom", por isso, muitos vivem praticando-o sistematicamente. Porém o pecado só é bom para aqueles que não amam a Deus. Para o que conhece a Deus e o ama, o pecado é uma ofensa, e que peca o faz de forma culposa, sem graça, ridícula, e prontamente se vê na necessidade de se reconciliar com Deus. Somente peca com prazer aquele que não conhece a Deus e nem anda no seu temor.


Algumas considerações sobre o Temor do Senhor:

(1) Ele abre as portas para o acesso aos segredos de Deus
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmos 25.14


(2) É a base de qualquer conhecimento. É impossível ter acesso ao conhecimento humano ou espiritual sem considerar a pessoa de Deus.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1.7

(3) É a base para a obtenção da sabedoria. A sabedoria é o conhecimento aplicado, e ela nos serve de guia para uma vida feliz.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111.10
 
Aut.: Luciano R. Oliveira