Monday, February 18, 2013

Boas-vindas ao casal pastoral

É com prazer que a 1ª Igreja do Nazareno em Curitiba comunica a vinda do pastor Gilialdo Barreto de Almeida e de sua esposa Renata Silveira de Almeida, a fim de assumir a titularidade pastoral. O casal assume a igreja após a transferência do pastor Luciano Granado e família para Campinas, depois de 4 anos e um excelente trabalho à frente de nossa igreja.
O pastor Gilialdo é natural da cidade de Campo Bom no Rio Grande do Sul. Tem 31 anos, e vem para nossa igreja após três anos na 1ª Igreja do Nazareno em Londrina, onde esteve apoiando o pastor Eloi Moutinho em seu grande e próspero trabalho naquela cidade. Ele também apoia nas atividades do Distrito Londrina, que engloba mais de 18 igrejas, abrangendo uma região extensa, que cobre parte do Estado do Paraná e os Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além das atividades desempenhadas na 1ª Igreja de Londrina, o pastor Gilialdo também é Coordenador da JNI Área Sul Brasil. Formado em teologia, Bacharel em 2004 pelo UNASP – Campus Engenheiro Coelho/SP, tem realizado um trabalho fundamental no desenvolvimento da Igreja de Cristo e da denominação da Igreja do Nazareno em nossa região. Músico, ele está à frente do ministério de louvor, trabalhando com diversos grupos musicais dentro da igreja, em atividades de formação e promoção da música cristã.
Casado há cinco meses com Renata Silveira de Almeida, sua esposa desenvolve importantes trabalhos ao lado de seu marido, apoiando o ministério infantil e de louvor. Natural de Natal no Rio Grande do Norte, ela vem de uma família de missionários da igreja Assembleia de Deus, cujos pais estão à frente de um importante trabalho missionário na cidade de Londrina.

Quais são as suas expectativas para assumir a 1ª Igreja do Nazareno em Curitiba?
Primeiramente é uma honra e, com temor e tremor, me coloco diante de Deus, juntamente com minha esposa, para assumir este desafio de pastorear essa igreja tão querida. Tenho em meu coração muitas expectativas, em muitas áreas de crescimento e em diversas frentes onde a igreja deve ser relevante. Hoje é o tempo de proclamar a ESPERANÇA! Esperança essa que nos motiva em todo tempo e em qualquer situação. Relevância começa em fazer a diferença. Andarmos por caminhos diferentes, sustentando nosso legado de Santidade e continuando a Obra que Jesus já começou.

Quais são seus planos principais neste novo desafio?
Primeiramente Deus. O Senhor deve ser nosso foco sempre e adora-Lo em espírito e em verdade, buscando fazer Sua vontade e indo aonde Ele nos mandar. Oração e estudo de Sua Palavra nos alimentam nesta busca diária pelo Poder de Deus. Peço ao Senhor que nos dê graça e entendimento na busca de uma vida devocional mais comprometida e profunda para a igreja.
Em segundo plano um trabalho Integrado entre Departamentos e Ministérios. Alinhar a comunicação e trabalhar, evangelisticamente, em todas as áreas de atuação do Corpo de Cristo. Educação continuada para a liderança e no treinamento e capacitação de novos líderes e novas frentes de trabalho. A Igreja precisa e deve ser relevante... Ir além do Culto!

Quais caminhos você acredita que tornam uma igreja relevante no mundo atual?
Oração. Uma igreja avivada e unida automaticamente é uma igreja de oração. Nenhum projeto, plano e sonho de Deus se concretiza em Sua plenitude na vida da igreja sem oração. Uma igreja que ora agrada a Deus. Uma igreja que ora rompe as trevas e glorifica a Deus. Uma igreja que ora é mais forte e, nos momentos de dificuldade, sabe aonde encontrar esperança e continuar em sua missão.
Identidade. Uma igreja séria e comprometida com o Reino de Deus e com pessoas possui uma identidade clara. Uma linha de conduta seriamente regida pela Bíblia e com fatos que comprovam coerência entre discurso e prática. Isso em tudo, em sua forma administrativa de andar como, principalmente, em sua atuação espiritual e emocional diante da sociedade.
Amor. Uma igreja relevante é uma igreja amorosa. O amor agrega, sacia necessidades, conduz à misericórdia e faz a vida da igreja mais feliz e leve. Somos desafiados à amar incondicionalmente e acreditar que, em meio às impossibilidades humanas, sempre existe um Deus que usa do Seu amor para curar, restaurar e usar os Seus Filhos. O amor é a resposta!

Qual seu estilo de liderança?
Acredito que são as pessoas e situações que conduzem que estilo de liderança devo aplicar. Entretanto, o líder deve conhecer os caminhos de atuação e saber conduzir seus liderados sempre reconhecendo que cada pessoa absorve a visão de forma diferente. Creio que todo o líder deve se aplicar a conhecer da psicologia e didática do trato de pessoas. O foco são as pessoas. O motivo que faz o líder são seus liderados. O Líder somente existe porque existem liderados. O líder deve amar os seus, sabendo que sua vida é extensão dos braços do Líder Maior, Cristo Jesus. O Líder anda junto e inspira. Jesus é o nosso modelo, Ele nos esboça uma liderança sadia e eficaz. Acredito na ética, na ordem e na autoridade que é dada por Deus para o exercício diante de pessoas.

Como coordenador da JNI e conhecer dos desafios desta geração de jovens e do poder das redes sociais, como você acredita que estas redes podem servir de meio de propagação do Evangelho?
É fato de que hoje uma igreja atualizada em sua forma de pregar o evangelho se torna mais vibrante e contagiante. Princípios não se mudam, mas a forma essa sim deve ser sempre revista com oração e discernimento do céu, buscando incansavelmente as pessoas que precisam de Jesus. Hoje, as redes sociais, são poderosas ferramentas de evangelismo. Sabiamente usadas, alcançam muitos corações que desabam suas mazelas diante de um simples bate papo na internet. Entretanto, acredito que as redes sociais devem ser um canal de acesso para conduzir pessoas à projetos específicos de atuação da igreja. A igreja deve estar pronta para aprofundar sua atuação ao receber amigos que vieram como resultado das redes de evangelismo. As redes sociais é uma das portas de atuação jovem. Jovem chama jovem. Tenho um carinho especial pela juventude... A igreja deve orar,  planejar e sustentar desafios na busca de jovens.

Prato preferido: Arroz, feijão, farofa e ovo frito. (Amo ser brasileiro... rs)
O que gosta de fazer nas horas de descanso: ler, compor e passear com minha eterna namorada... Minha esposa Renata.
Time de futebol: Internacional de Porto Alegre, claro!

Segue abaixo a mensagem pregada pelo pastor Gilialdo em na 1a Igreja do Nazareno em Curitiba

No comments:

Post a Comment