Monday, June 25, 2012

Mensagem em áudio

Mensagem:  "Aprendendo a passar pelo deserto."
Texto base: Êxodo 13.17,18
Pregador:  Pr. Luciano Granado
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  24/06/2012 domingo

Friday, June 22, 2012

Lições de José para a vida adulta

Texto-base: Gênesis 39.1-23
Introdução
Crescer não é fácil. E crescer e ser alguém bem-sucedido é ainda mais difícil.
Se todos pudéssemos ter acesso a uma poção mágica que nos transformasse de um dia para o outro em um ser espetacular, este elixir seria o mais valioso do mundo. Entretanto, vemos que na prática não é assim, e a vida sempre continuará cheia de incertezas.
Mas não precisamos desanimar, pois temos a Bíblia, que nos oferece conselhos e direção de vida que nos ajudará a chegar ao melhor destino. Neste breve estudo, aprenderemos com o jovem José, que teve seus sonhos de juventude ameaçados, mas que sua confiança em Deus e vida íntegra fizeram dele um grande personagem da história.

Um pano de fundo
Há uma teoria que diz que uma pequena porção da humanidade influencia os homens para o bem, outra pequena porção para o mal, e a grande maioria somente segue a direção copiando o comportamento. É o chamado efeito-manada.
José foi um jovem que teve uma dezena de irmãos. Entretanto, ele destoava de seus irmãos por ser um sonhador e visionário. Por isso, ele foi uma vítima do efeito-manada ao ser vendido por seus irmãos por motivo de ciúme e inveja. Assim, de forma solitária ele inicia seu treinamento intensivo para a vida adulta.

O legado de amadurecimento de José
Vemos através da vida do jovem José três importantes pontos fundamentais para o sucesso da vida adulta:
  • Visão: assim como José foi conhecido como visionário e sonhador, todo o jovem precisa se esforçar e buscar ter uma visão sobre o que espera de sua vida e qual o seu propósito. Esta é uma das perguntas mais difíceis, porém cruciais da vida. Tendo uma ideia de seu propósito na vida lhe ajudará a concentrar seus esforços naquilo que é importante. Busque conhecer quais são suas aptidões, pontos fortes, fracos e seus interesses. Eles lhes dirão muito sobre você.
  • Energia: tendo uma visão, empreenda esforço, suor e dedicação para tornar realidade a visão. Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica e de mais outra centena de inventos, já dizia que o segredo do sucesso é “1% inspiração, e 99% transpiração”. José foi o servo dedicado de Potifar, do carcereiro e de faraó.
  • Disciplina: disciplina tem a ver com fazer algo de forma constante, com o mesmo grau de dedicação, independentemente das condições externas. Consiste em não desistir, e manter-se firme até o alcance do objetivo. José foi um jovem que fazia as coisas com constância e excelência, mesmo estando num palácio ou num cárcere. Assim, ele pôde assumir diversas posições em todos os lugares que passou.
Nós podemos considerar que José foi uma águia. É possível fazermos uma comparação entre uma águia e uma galinha:
A riqueza de alguém começa na mente. Pior que a pobreza material é a pobreza espiritual. A Bíblia nos diz que “Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.” Pv. 13.7. Generosidade e gratidão são traços principais de alguém com a alma próspera.

Como José nos ensina a sermos futuros profissionais bem-sucedidos
Os que buscam na Bíblia um padrão para a vida podem utilizar história de José como um excelente modelo a ser seguido na vida adulta. Vemos nele importantes fundamentos que fizeram dele o líder que foi:
José sabia de sua identidade: José sabia que sua fé em Deus era o maior bem que possuía. Assim, ele a cultivava mesmo estando numa terra estrangeira. Ele poderia pensar várias coisas, entre elas de que ninguém o conhecia ali, ou de que Deus o havia abandonado. Mas pelo contrário, durante todo o tempo cultivou sua fé em Deus, e não negociou seus princípios.
José preferiu a honra ao invés da posição: há muitos que trocam a honra por uma posição. José não cedeu aos seus princípios, mesmo quando provado por diversas vezes, e Deus o honrou por isto.
Ele sabia onde queria chegar: há muitos jovens com uma visão míope da vida. É importante ter um foco, e batalhar por ele. Muitas distrações aparecem pelo caminho, e para aquele que quer vencer precisa saber a hora em que deve livrar-se delas. O profissional de valor dos dias atuais é aquele que nunca pára de se atualizar, está aberto a mudanças e sempre estudando.
Ele sabia abrir mão de algo quando necessário: há pessoas que nunca querem abrir mão de nada. Mas José soube praticar o desapego no Egito, libertando-se de seu passado para viver uma nova vida. Ele soube cumprir os ciclos e virar as páginas. Jesus também nos adverte sobre as lições das perdas quando diz em Lucas 17.33 que “Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á”.
Ele tinha um coração de servo: Ele sabia que tinha um potencial enorme, mas que somente seria desenvolvido se tivesse a disposição de servir. Há várias pessoas que ao entrarem num novo emprego, querem saber primeiro quais são seus direitos, ao invés de buscar saber qual a melhor forma de serem úteis. Esta é uma típica visão da galinha. John Kennedy disse certa vez: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas sim, pergunte o que você pode fazer por seu país.

Luciano Oliveira
Comunidade da Esperança Curitiba 

Wednesday, June 20, 2012

Mensagem em áudio


Mensagem:  "O que aprender com um leproso."
Texto base: Mateus 8.1-3
Pregador:  Pr. Ariocélio Moreti
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  17/06/2012 domingo

Tuesday, June 19, 2012

Culto da família

Neste último domingo tivemos importantes eventos em nossa igreja.

Nossa amada irmã Doni testemunhou da grande benção recebida, que foi sua viagem aos Estados Unidos juntamente com sua irmã Cema, nesta terça-feira 19/6.


Tivemos também a recepção de novos membros, que decidiram caminhar conosco. Louvamos a Deus por esta benção, e saudamos nossos novos irmãos.


A ministração da Palavra ficou por conta do pastor Ariocélio Moreti, do Rio de Janeiro.

Retiro de Meninos

A JNI Distrital promoveu o Retiro de Meninos na chácara do distrito em Mandirituba, PR.

Houveram diversas atividades de sobrevivência na selva, mas também ministrações que serviram para fortalecer os corações dos adolescentes.

No domingo houve uma deliciosa costela fogo de chão. Um delícia!

Parabéns aos organizadores, e aos líderes distritais.





Monday, June 18, 2012

Encontro de Casais

Nosso final de semana foi de intensas atividades na Comunidade da Esperança Curitiba. Começou com o Encontro de Casais realizado na sexta-feira 15/06, com um delicioso jantar.

A ministração ficou por conta do pastor Jorge, que forneceu aos casais diretrizes para uma vida agradável em família.






Thursday, June 14, 2012

PESQUISA DO BLOG

Gostaríamos de lhe conhecer um pouco mais. Para isto, pedimos a gentileza de responder a nossa breve pesquisa. É rápido, e nos ajudará a melhorar o conteúdo de nosso blog. Clique no link abaixo:

Tuesday, June 12, 2012

Mensagem em áudio


Mensagem:  "Minha família, minha igreja."
Texto base: 1 Timóteo 3.1-7
Pregador:  Pr. Júlio César Almeida
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  10/06/2012 domingo

Monday, June 11, 2012

Acontecimentos no Culto da Família

Neste último domingo tivemos importantes acontecimentos na Comunidade da Esperança - 1a Igreja do Nazareno em Curitiba.

Apesar da chuva e frio, tivemos um tempo de louvor e adoração agradável, e uma Palavra ministrada pelo pastor Júlio César Almeida, da Comunidade Vida Abundantes em Rio Negro, PR.

Homenagem ao Dia do Pastor

Apresentação da pequena Letícia

Noivado de Diogo e Camila

Tuesday, June 5, 2012

Mensagem em áudio

Mensagem:  "A restauração do amor."
Texto base: Apocalipse 2.1-7
Pregador:  Pr. Luciano Granado
Local:  Comunidade da Esperança, 1a. Igreja do Nazareno em Curitiba
Data:  03/06/2012 domingo

Monday, June 4, 2012

Aniversariantes da semana

Parabenizamos os aniversariantes da semana em nossa igreja.

Que Deus continue lhes dando alegria e força a cada dia!

Aniversariantes: Ricardo, Cema, Dony e Natan